Preservando a integridade humana
O Projeto
Os tratores são máquinas agrícolas essenciais para o exercício da agricultura desde sua concepção em 1905 com o modelo Ford B. Essas máquinas são responsáveis por diversas atividades agrícolas com ou sem o auxílio de implementos como: aragem, subsolagem, gradagem, roçamento, plantio, irrigação, fertilização, correção de pragas, cultivo, colheita e transporte.
Dada sua gama de atividades, essa máquina está constantemente em uso, o que ocasiona longas jornadas de trabalhos para seus condutores. Além disso, diversos artigos científicos estudaram, comprovaram e denunciaram os impactos das acelerações verticais oriundas dessas atividades devido ao espectro de frequências atingidas durante as mesmas. A combinação de longos períodos de exposição associada a determinadas acelerações e frequências de vibração resultam em danos à saúde do operador, consequência da ressonância dos órgãos, principalmente da caixa torácica, e choques entre os órgãos internos, resultando em:
-
Doenças degenerativas na coluna;
-
Lesões cerebrais e distúrbios visuais;
-
Danos cardíacos e pulmonares;
-
Lesões cerebrais e distúrbios visuais;
-
Hemorragias internas;
-
Sangramento gastrointestinal;
-
Degeneração gradativa dos tecidos muscular e nervoso;
A partir dessa premissa, nos propusemos a fazer a diferença para aqueles que movem uma das maiores atividades econômicas do nosso país, Brasil, buscando meios através da engenharia de preservar a integridade física destes e ainda, como consequência disso, oferecer um aumento na produtividade.
Assim, após muita pesquisa e teste desenvolvemos uma tecnologia capaz de amenizar a intensidade de vibração que os tratoristas estão expostos, por meio de um sistema de amortecimento direcionado à tratores classe II com bancos em L, composto por uma mola pneumática com variáveis pré-ajustáveis às atividades a serem realizadas.
Sobre nós
NOSSA HISTÓRIA
NOSSA VISÃO
NOSSA TECNOLOGIA
Qual o problema que vocês querem resolver? A partir dessa provocação, muita pesquisa e aprofundamento sobre a realidade dos tratoristas e o impacto negativo que suas atividades exercem sobre sua saúde, uma simples tese de conclusão de curso ganhou um proposito social: preservar a integridade física dos condutores de trator.
Acreditamos que é possível conciliar trabalho no campo com qualidade de vida e saúde, evitando que o exercício da profissão dos tratoristas impacte no seu bem estar, através da redução das vibrações que os atingem durante sua jornada de trabalho para as diversas atividades realizadas.
Desenvolvemos um sistema de amortecimento para tratores classe II com bancos em L, capaz de dissipar as vibrações transmitidas ao tratorista durante sua jornada de trabalho. Este é composto por uma mola pneumática de variáveis pré-ajustáveis à atividade a ser realizada.
Quem Somos
Lucas Henrique Pereira Moreno
Líder do grupo